SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

Aos trabalhadores da GNB Recuperação de Crédito, ACE

O SINTAF reuniu, no passado dia 16 de Julho com o DCH e a administração da GNB Recuperação de Crédito, ACE. e informa todos os trabalhadores sobre o resultado de tal reunião:

  • Referente à cláusula 42 do Acordo de Empresa que está em vigor, o DCH tem uma posição intransigível, são donos da verdade não aceitam nem ouvem qualquer outro argumento, sendo que a leitura que fazem é que ao fim de 7 anos tem de existir 7% de aumento sobre a tabela salarial inicial, de 2011, pondo em causa qualquer tentativa de negociação salarial que possa existir, e ignorando todas as outras tabelas que entretanto foram publicadas no Boletim de Trabalho e emprego (BTE).

Na leitura do SINTAF para o cumprimento da cláusula ainda está em falta um aumento de 0,15%, sobre a última tabela salarial publicada em BTE.

Vamos por à consideração dos associados do SINTAF medidas a tomar nesta matéria.

  • O SINTAF referiu a falta de trabalhadores que existe em algumas áreas da empresa e que já começam a comprometer os níveis de serviço e a saúde e bem-estar dos trabalhadores que com muito esforço e dedicação continuam a cumprir as suas tarefas.

Dr. Luis Pina informou que está em desenvolvimento uma nova plataforma informática de maneira a libertar os trabalhadores de tantos papéis e processos burocráticos, o Dr. Luis Pina comprometeu-se, a verificar as carências e a resolver as situações detectadas.

  • Quanto ao futuro da DRCR, foi dito por a Dra. Paula Ferreira Borges que está a ser equacionada a hipótese de passar o serviço para Outsourcing, mas ainda estão a fazer os primeiros estudos e está tudo numa fase embrionária, não existindo para já nenhuma decisão nem pensa que vá haver até final deste ano.

Ficou o compromisso de que nada seria feito sem primeiro ser ouvido o único órgão representativo dos trabalhadores deste ACE, o SINTAF.

Como fundamento foi apresentado o bicho PAPÃO da DGCOM, a mesma desculpa que ouvimos durante vários anos, mas sabemos que a DGCOM só aprova ou não os planos enviados para lá.

Esta incerteza de futuro é o resultado da estratégia de negócio do novo accionista, que tem uma única finalidade: Lucros, lucros e mais lucros custe a quem custar.

O SINTAF está ao lado dos trabalhadores da GNB Recuperação de Crédito que sempre demonstraram união e luta pelos seus direitos.

Unidos somos mais fortes.

Não aceitamos esta postura, não aceitamos mais despedimentos, exigimos respeito pelos trabalhadores!

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

 

 

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.