SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

Aos Trabalhadores e Trabalhadoras do BNP Paribas,
 
Após ser informado dos valores do CRP deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira não pode deixar de lamentar a decisão do BNP Paribas de continuar a ignorar as necessidades dos trabalhadores. Quando são anunciados lucros recordes de 10.196 milhões de euros, não existe justificação para que os aumentos salariais fiquem abaixo do valor da inflação, não existe justificação para que o valor dos bónus seja semelhante ao de anos anteriores, não existe justificação para que o esforço dos trabalhadores não seja recompensado de forma justa.
 
Vivemos num quadro que tem vindo a motivar um crescente aumento dos preços, dos lucros e consequente redução do poder de compra de quem trabalha - noutras palavras, cortes salariais.
 
Esta é uma realidade da qual o BNP Paribas já se mostrou consciente, contudo, e apesar de ter condições para a atenuar, escolhe manter esse peso sobre os trabalhadores.
 
Se os lucros aumentam é porque produzimos mais, então porque nos cortam os salários, quando nos falta para concretizar uma vida equilibrada e digna?
 
O SinTAF condena a arbitrariedade com que os aumentos e bónus são atribuídos, faltando coerência e respeito pela senioridade dos trabalhadores. O SinTAF denuncia também a falta de transparência nos critérios de atribuição, assim como o secretismo que rodeia todo o processo.
Consideramos que esta situação justifica a realização de um Plenário de Trabalhadores e faremos os esforços necessários para o organizar brevemente. Por este motivo, apelamos à tua participação no mesmo.
 
Informa-te junto dos representantes do SinTAF no BNP Paribas e junta-te à luta!
 
 
 

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

 

 

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.