SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

No dia em que se comemorou os 54 anos da CGTP-IN, foi inaugurado juntamente com a Câmara Municipal do Seixal o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, na antiga fábrica da Mundet Seixal (Av. Albano Narciso Pereira).

O SINTAF marcou presença na cerimónia de abertura.

O Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual irá gerir o património documental e museológico da CGTP-IN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical, entre outras iniciativas futuras.

O espaço onde fica localizado – a antiga "Fábrica de Cortiça L. MUNDET & Sons" (Fábrica da MUNDET)

Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e com o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva que visitaram o local.

Lisboa, 01 de Outubro de 2024

Mais informações podem ser encontradas em:

https://www.cgtp.pt/informacao/comunicacao-sindical/20574-inauguracao-do-espaco-memoria-centro-de-arquivo-documentacao-e-audiovisual-da-cgtp-in

https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2024/10/inauguracao-do-espaco-memoria-centro-de-arquivo-documentacao-e-audiovisual-da-cgtp-in/


 

 

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

 

 

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.