SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 218 124 992

Lucros vs baixos salários na banca

Comunicado da Direção do SINTAF

Estamos a assistir à apresentação, por parte da banca em Portugal, de lucros record, com as margens financeiras a crescerem, sem que as Administrações dos bancos façam referência ao empenho dos seus trabalhadores e ao muito bom trabalho desenvolvido que levou a estes resultados. Como a maioria dos bancos a operar em Portugal são estrangeiros (só a CGD e MG são Portugueses), estes lucros record vão para fora do País, riqueza gerada em Portugal, mas que vai para outras economias.

Os trabalhadores que produzem estes lucros, não recebem o justo reconhecimento pessoal ou remuneratório.

Se à uns anos atrás a banca era considerada um sector atractivo, com um bom nível salarial, actualmente já não se pode considerar o mesmo.

Basta vermos as tabelas salariais que estão publicadas (BTE – Boletim do Trabalho e Emprego), vemos que com a última actualização do salário mínimo em Portugal, os quatro (4) primeiros níveis dessa tabela foram engolidos, sendo esta uma demonstração prática do nivelamento por baixo dos salários na banca. E consequente diminuição da qualidade de vida destes trabalhadores.

As administrações da banca estão muito satisfeitas e dão bons bónus a elas próprias, mas aos restantes obreiros desses bons resultados?  NADA.

Estes lucros record são também o espelho de todo o trabalho feito, por todos os trabalhadores da banca.

Para premiar este excelente desempenho a banca propõe, uns vergonhosos, 2% de aumento!!!

Quando estamos a assistir a perda de poder de compra (voltamos a insistir), por parte dos trabalhadores bancários já a alguns anos, devido a aumentos desajustados.

Esta situação tem de mudar, os trabalhadores merecem ter vidas dignas e proporcionar essa vida às suas famílias.

Não são só os administradores bancários e suas famílias que têm direito a essas vidas dignas.

Sindicaliza-te no Sindicato de classe, que luta por toda a classe bancária.

Junta-te ao SINTAF

A luta unida tem mais força, pela dignificação das nossas vidas.

A Direção

 

 

 

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

Protege os teus direitos, sindicaliza-te!

 

Contacta o SINTAF para esclarecimentos e entrega da tua inscrição.

Descarregar (PDF)

O documento em PDF, facilita o preenchimento no computador mas não transmite informação.

Depois de preenchido e assinado à mão, envia a inscrição para - sintaf@sintaf.pt  Contacta o SINTAF, ou um elemento do SINTAF para qualquer esclarecimento.  (ver contactos)

As instruções encontram-se no documento.