SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

 

Caros (as) colegas

A Comissão Sindical de Empresa do SINTAF (Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira) na CEMG foi criada com o objetivo de unir, apoiar e ajudar os trabalhadores da instituição na defesa dos seus legítimos interesses e aspirações.

O Sintaf é o único sindicato do sector financeiro filiado na maior e mais representativa central sindical dos trabalhadores portugueses – a CGTP.

A Comissão Sindical do SINTAF é composta por Carlos Areal (2055-5) e Luís Ferreira de Almeida (2621-6) e aguarda a breve prazo a disponibilização de uma sala do Edifício da Rua Castilho.

Temos por objetivo ser uma alternativa, praticando um sindicalismo reivindicativo, dando resposta a todos aqueles que entendem que os trabalhadores merecem mais e melhor.

Num momento em que foi assinado um péssimo acordo com alguns bancos, que elimina tudo o que seja promoções por antiguidade, tomámos a devida nota da intenção referida pelo Presidente da Caixa de negociar um acordo de empresa para a CEMG.

A Comissão Sindical do Sintaf, tudo fará para que esse AE (acordo de empresa) reflita:

  1. A necessidade de valorizar os salários-base (aqueles que contam para a reforma) com especial incidência nos níveis mais baixos e desvalorizar prebendas, mordomias e “triciclos” de utilização efémera e sem nenhum critério de aplicação.
  1. A valorização do mérito efetivamente demonstrado através de mecanismos claros e transparentes por todos conhecidos em detrimento das práticas que temos assistido.
  2. A existência de formação profissional séria e abrangente a todos tendo em conta as funções desempenhadas ou a desempenhar por cada um.
  3. A prática de um clima de verdadeiro diálogo social com contratos de trabalho com direitos e deveres de ambas as partes.
  4. E a rejeição do colaboracionismo vigente em que, os que mais beneficiam e auferem com o nosso trabalho também se sentem no direito de nos dizer como deveremos pensar e comportar para merecer o seu agrado.

denominadores comuns a todos.

Sobre o que forem essas negociações daremos regularmente informação para que cada um possa avaliar por si.

Lisboa, 12 de julho de 2016

A Comissão Sindical de Empresa do SINTAF na CEMG

Carlos Areal | Luís Ferreira de Almeida

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

 

 

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.