SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

Aos Trabalhadores do Banco de Portugal:

Foi assinado, pelo Banco de Portugal, um novo Acordo de Empresa com os sindicatos da UGT e dos Quadros e Técnicos ilegítimo, ilegal e lesivo dos direitos e interesses dos trabalhadores, para entrar em vigor em 2019. Este acordo agora assinado serve apenas para aumentar os lucros do Banco de Portugal (que sempre os teve), manter as benesses de quem assinou o acordo e empobrecer os trabalhadores.

Os associados do SINTAF continuarão vinculados ao actual AE em vigor, que mantém os direitos contratuais, agora retirados aos ainda associados nas outras organizações sindicais que cederam nas negociações com a entidade Patronal.

Ao que apurámos, o novo Instrumento de Regulação Colectiva de Trabalho, não só retira direitos como não observa o legislado e promove a discriminação entre trabalhadores em matéria de Saúde.

A ausência de ética, os atropelos à Lei e a promoção da discriminação alteram profundamente a imagem do Banco de Portugal do passado relativamente recente, isto é, espelham a actual Governação e Administração. A recusa sistemática de negociações sérias de um novo AE, levou a que tenhamos apresentado entretanto uma proposta de aumentos salariais de 5,5% com um mínimo de 60 Euros.

Persistimos na necessidade de estabelecer negociações sérias. Nada ainda está perdido, para assegurar e garantir os actuais direitos é necessário a adesão massiva dos colegas do Banco de Portugal ao SinTAF, única organização sindical disponível para com os trabalhadores resistir a esta ofensiva e defender os seus Direitos Laborais.

O SinTAF, encontra-se sempre disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários, através dos contactos em rodapé.

Os Trabalhadores do Banco de Portugal, têm razões mais do que válidas para lutar pelos seus Direitos, assim o SinTAF, apela à participação na manifestação de 15 de Novembro em Lisboa promovida pela CGTP-IN, cujo lema é:

AVANÇAR NOS DIREITOS, VALORIZAR OS TRABALHADORES.

O SinTAF, vai apresentar um aviso prévio de greve para que os trabalhadores do Sector Financeiro possam participar na

MANIFESTAÇÃO NACIONAL – DIA 15 de NOVEMBRO

A ÚNICA LUTA QUE SE PERDE É AQUELA EM QUE ABDICAMOS DE LUTAR !!!

A DEFESA DO AE SÓ DEPENDE DE TI !!! 

SINDICALIZA-TE NO SinTAF !!!

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

 

 

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.