Sem profissionais de saúde não há SNS!
São eles quem garantem o funcionamento do SNS, a sua dedicação, luta, resistência, a forma abnegada e competente com que exercem o seu trabalho são como os atletas olímpicos e como tal, devem ser reconhecidos e valorizados.
SNS é imprescindível para o país e para a população, mas também para todos aqueles que possuem outras alternativas como bancários que ainda usufruem dos SAMS. SAMS esse que fechou na pandemia!
O SNS é uma das conquistas da Revolução de Abril, que este ano faz 45 anos, é um direito imprescindível na prestação de cuidados de saúde de qualidade, ele é fundamental na promoção da saúde e no tratamento da doença.
É no SNS que encontramos resposta! Mesmo os que têm seguro de saúde, quando o plafond se esgota é ao SNS que recorrem, mas também porque os privados nem sempre têm o nível e a qualidade de resposta necessária no tratamento de várias patologias.
Não podemos permitir que o Governo continue a desinvestir no SNS e a financiar o sector privado que faz da doença uma fonte de negócio.
• Lucros em 2023: Grupo Luz aumentam 16% para 31 milhões €,
• Grupo CUF aumentam 9,5% para 38 milhões €
O subfinanciamento do SNS é crónico e os resultados estão à vista de todos.
Cresce a dificuldade de acesso aos cuidados de Saúde.
• Actualmente as famílias portuguesas já suportam cerca de 30% da despesa em saúde.
• O nº de utentes sem médico de família na ARS Lisboa e Vale do Tejo é de 1.066.55
Só com um SNS forte se garante o acesso universal a cuidados de saúde que a Constituição da República Portuguesa consagra.
A participação de todos é essencial, na luta pelo reforço e Defesa do SNS, contamos com o empenho de todos nesta luta.