SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 935 700 782

Sem profissionais de saúde não há SNS!

São eles quem garantem o funcionamento do SNS, a sua dedicação, luta, resistência, a forma abnegada e competente com que exercem o seu trabalho são como os atletas olímpicos e como tal, devem ser reconhecidos e valorizados.
SNS é imprescindível para o país e para a população, mas também para todos aqueles que possuem outras alternativas como bancários que ainda usufruem dos SAMS. SAMS esse que fechou na pandemia!

O SNS é uma das conquistas da Revolução de Abril, que este ano faz 45 anos, é um direito imprescindível na prestação de cuidados de saúde de qualidade, ele é fundamental na promoção da saúde e no tratamento da doença.

É no SNS que encontramos resposta! Mesmo os que têm seguro de saúde, quando o plafond se esgota é ao SNS que recorrem, mas também porque os privados nem sempre têm o nível e a qualidade de resposta necessária no tratamento de várias patologias.

Não podemos permitir que o Governo continue a desinvestir no SNS e a financiar o sector privado que faz da doença uma fonte de negócio.
•    Lucros em 2023: Grupo Luz aumentam 16% para 31 milhões €,
•    Grupo CUF aumentam 9,5% para 38 milhões €

O subfinanciamento do SNS é crónico e os resultados estão à vista de todos.
Cresce a dificuldade de acesso aos cuidados de Saúde.

•    Actualmente as famílias portuguesas já suportam cerca de 30% da despesa em saúde.
•    O nº de utentes sem médico de família na ARS Lisboa e Vale do Tejo é de 1.066.55

Só com um SNS forte se garante o acesso universal a cuidados de saúde que a Constituição da República Portuguesa consagra.

A participação de todos é essencial, na luta pelo reforço e Defesa do SNS, contamos com o empenho de todos nesta luta.

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.

O trabalho e os trabalhadores devem ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A sindicalização é o primeiro acto responsável do trabalhador.